sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Como criar um arquivo .gitignore pelo Windows Explorer

Eu estava tentando criar um arquivo .gitignore dentro de meu repositório para poder ignorar alguns arquivos que eu não gostaria de controlar sua versão. Acontece que o Windows Explorer não estava deixando de forma alguma que eu criasse um arquivo sem nome e com apenas uma extensão, que é o caso do .gitignore. Até que eu encontrei uma dica brilhante no blog do Caio Proiete (PT) que se encontrava na postagem Criar ficheiro .gitignore a partir do Windows Explorer

Em resumo, basta criar um arquivo de texto com o seguinte nome:
.gitignore.

Isso mesmo: com um ponto antes e um ponto depois. Surgirá então uma caixa de diálogo com a seguinte pergunta: Se a extensão de um nome de arquivo for alterada, o arquivo poderá se tornar inutilizável. Tem certeza de que deseja alterá-la? Clique em Sim. Pronto. Só isso mesmo.

Aproveito o espaço também para compartilhar um site que gera o gitignore automaticamente para você: https://www.gitignore.io/

Espero ter ajudado! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário